Vaticano

(32) 3361-2025

Multimídia

Dízimo

O Tempo do Advento e a Nova Tradução do Missal Romano: Preparando-nos para a Chegada do Salvador

O Tempo do Advento e a Nova Tradução do Missal Romano: Preparando-nos para a Chegada do Salvador

No próximo domingo, dia 3 de dezembro, a Paróquia de Santana dará início a um novo tempo litúrgico em unidade com toda a Igreja: o Advento. A palavra “advento” carrega consigo a significância de “o que está para vir”, representando um período de expectativa, preparação e esperança para celebrar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Este tempo é caracterizado por uma dupla espera, onde nas duas primeiras semanas direcionamos nosso olhar para a vinda definitiva de Jesus Cristo no mistério glorioso da sua “parusia”, o retorno triunfal para julgar os vivos e os mortos. Nas duas últimas semanas, voltamo-nos para a celebração da primeira vinda de Cristo, o mistério do Natal, a encarnação.
Ao viver o Advento, fazemos memória da dimensão histórica da salvação, recordando que o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Nesse período, nos preparamos não apenas para celebrar a primeira vinda de Cristo, mas também para aguardar a sua segunda vinda, o mistério do julgamento final. A espiritualidade a ser vivida neste Advento é marcada pela alegre expectativa, vigilância, esperança, pobreza evangélica e conversão.
O Advento é, portanto, um convite à conversão, no qual Deus nos chama à reflexão, à oração e ao Sacramento da Confissão para preparar nossos corações para receber nosso Senhor. Figuras bíblicas como Isaías, o profeta da Consolação e da Esperança, assim como João Batista, que preparou os caminhos para o Messias, destacam-se neste tempo. Suas vidas e ensinamentos nos orientam sobre como viver este período de preparação, enfatizando a oração, penitência, jejum e ascetismo.
Maria e José, como figuras centrais do Advento, acolheram o designo de Deus, dando o seu “sim” e aguardando o cumprimento da palavra do Senhor. E assim, somos chamados a nos preparar para acolher o Salvador, permitindo que a luz de Jesus entre em nossos corações e nos liberte de todas as trevas. Que tenhamos um Santo Advento, repleto de reflexão e preparação espiritual.
Além disso, neste início do Advento, a Paróquia de Santana se une a toda a Igreja no Brasil para celebrar a entrada em vigor da terceira edição típica do Missal Romano. Mais de 60 mil exemplares foram distribuídos para comunidades, paróquias e dioceses, refletindo o esforço conjunto, dedicação e comprometimento de todos os envolvidos. O bispo Dom Ricardo Hoepers, secretário geral da CNBB, expressou profunda gratidão e orgulho pelo trabalho em equipe, incentivando que esse exemplo continue a inspirar futuros empreendimentos da comunidade. O longo processo de tradução, que durou 19 anos, culminou com a aprovação pelos bispos na 59ª Assembleia Geral da CNBB, sendo encaminhado ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, e confirmado pela Santa Sé em março deste ano.
Que este Advento e a nova tradução do Missal Romano sejam momentos de renovação espiritual, reflexão e profunda conexão com a mensagem divina, preparando-nos para a celebração da vinda do Salvador. Que a luz do Advento ilumine nossos corações e nos conduza ao encontro da verdadeira esperança que é Jesus Cristo!

Compartilhar

Relacionados

FOLHETO – 30 DE MAIO DE 2024 – CORPO E SANGUE DE CRISTO

FOLHETO – 26 DE MAIO DE 2024 – SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Assine nossa news

ATENDIMENTOS

Atendimento secretaria:

Segunda a sexta-feira
de 8h às 11h30 e
de13h às 16h30

Copyright Paróquia de Sant’Ana de Carandaí ©. Feito com por
Copyright Paróquia de Sant’Ana de Carandaí ©.
Feito com por