Ano Vocacional

ANO VOCACIONAL

No próximo dia 20/11/2022 inicia-se o terceiro Ano Vocacional Nacional que irá até o dia 26/11 do próximo ano. O tema deste importante ano será: Vocação, Graça e Missão e o lema: Corações ardentes, pés a caminho ( Lc 24, 32-33); esta inciativa comemora os 40 anos do primeiro encontro temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no País. Tem por objetivo ” promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus.

Lembra-nos nosso querido arcebispo Dom Airton José que este ano será uma oportunidade valiosa para que nossa Arquidiocese de Mariana renove o vigor e a beleza de todas as vocações que têm no sacramento do Batismo sua origem e fonte.

O papa Franscisco recorda que “‘Jesus afirma que ‘a messe é grande’. Quem trabalhou para que houvesse tal resultado? A resposta é uma só: Deus. Evidentemente, o campo de que fala Jesus é a humanidade, somos nós”. Esta verdade é fundamentada nos relatos de vocação na Bíblia. Sempre é Deus que toma a iniciativa, o chamado é dEle. Basta recordar aqui alguns destes relatos: Abrão (Gn 12, 1-4); Samuel (1Sm 3, 1-10); Isaías 6, 8; Maria (Lc 1, 26-38); Apóstolos (Mt 4, 18-22); Paulo (At 22, 6-10). Assim, se é verdade que Deus quando chama nunca nos abandona, na realização do seu projeto sobre nós, é verdade, também, que Ele conta com a nossa adesão e a nossa colaboração. Isto aparece de forma muito evidente nos relatos bíblicos de vocação: Abrão partiu, Samuel coloca-se à escuta, Isaías se disponibiliza para ser enviado, Maria aceita ser a mãe do Filho de Deus, os Apóstolos abandonam os barcos de pesca e seguem Jesus, Paulo coloca-se à disposição perguntando o que devo fazer?

O vocacionado é aquele que olhando para sua história é convidado a encontrar o Cristo nela, de por Ele e com Ele viver e fazer o bem e de permitir que a plenitude de sua felicidade se realize no Cristo. Fazendo um êxodo de si mesmo em busca daquele que é o caminho, a verdade e a Vida.

E você já pensou em ser Padre ou descobrir qual a sua vocação?

Estão abertas as inscrições para a Semana Vocacional 2023. Promovido pela Arquidiocese de Mariana e o Seminário São José, o evento acontecerá na Comunidade da Filosofia, em Mariana (MG), entre os dias 03 e 07 de janeiro. Em sintonia com o 3º Ano Vocacional, o tema e o lema escolhidos são, respectivamente, “Vocação: graça e missão” e “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

FAÇA SUA INCRIÇÃO PELO LINK: https://bit.ly/3FY2ZV9

FOLHETO – 30 DE MAIO DE 2024 – CORPO E SANGUE DE CRISTO