Confissão Comunitária na próxima quinta-feira, às 19h

Na próxima quinta-feira (22) a Paróquia estará realizando a confissão comunitária, às 19h na Igreja Matriz de Santana. A Mãe Igreja, à semelhança do Seu Senhor, deseja que todos os homens se salvem. Por isso, guardando as necessárias disposições, procura facilitar ao máximo a recepção dos auxílios da graça aos seus filhos por meio dos sacramentos. Portanto, “em casos de grave necessidade, pode-se recorrer à celebração comunitária da reconciliação, com confissão geral e absolvição geral” (CIC 1483).
A atual legislação canônica, mais precisamente o cânon 960 do Código de Direito Canônico, destaca expressamente que a confissão individual e íntegra e a absolvição constituem o único modo ordinário, com o qual o fiel, consciente de pecado grave, reconcilia-se com Deus e com a Igreja.
Porém, há casos em que é possível fazer confissão comunitária, sendo a absolvição dada, ao mesmo tempo, a vários penitentes, sem a prévia confissão individual, e constitui uma forma excepcional da administração do sacramento da penitência, que pode ser empregada quando (cf. c. 961):
– Não há número suficiente de confessores e haja grave necessidade, isto é, quando, por causa do número de penitentes, não há número suficiente de confessores para ouvirem as confissões de cada um, dentro de um espaço de tempo razoável, de tal modo que os penitentes, sem culpa própria, seriam forçados a ficar muito tempo (mais de um mês) sem a graça sacramental ou sem a sagrada comunhão.
A absolvição geral coletiva, nos casos excepcionais previstos, deve ser precedida de uma adequada catequese que explique aos fiéis as condições para a sua validade, deixando claro que aqueles que recebem a absolvição coletiva deverão – para que o sacramento seja válido –, confessar, em tempo devido, individualmente, todos os pecados graves que, naquele momento, não puderam confessar e que devem receber a absolvição individual antes de receberem uma nova absolvição geral.

Na aba de “Formação Cristã” de nosso site, você terá acesso a um roteiro de preparação para a confissão, que pode ser utilizado para bem se preparar para este momento de graça recebido no sacramento do perdão.

São Cristóvão: O Gigante Gentil que Carregou Cristo