Vaticano

(32) 9 9100-9511

Multimídia

Dízimo

Conselho Paroquial de Pastoral da Paróquia de Sant’Ana realiza reunião com Pastorais e Movimentos

No dia 24 de outubro de 2023, o Conselho Paroquial de Pastoral da Paróquia de Sant’Ana, sob a coordenação de Leci Nascimento, realizou uma reunião com os coordenadores paroquiais das Pastorais e Movimentos que atuam na comunidade. A reunião foi realizada como parte do processo de planejamento para o ano pastoral de 2024.
A reunião começou com uma reflexão sobre a missão que lhes foi dada de animar, conduzir e coordenar estes serviços de evangelização. Os participantes foram convidados a expressar o que sentiam ao olhar para o cartaz do convite da reunião, que trazia em suas bordas símbolos que focalizavam a reunião e nos remetem a um movimento, ou seja, representam o dinamismo e estarmos sempre ativos na missão de evangelização.
Em seguida, foi feita a leitura e reflexão do Evangelho do dia (Lc 12,35-38), em que Jesus fala sobre a importância de estar preparado para o seu retorno. Ele compara os seus seguidores a servos que esperam o seu senhor voltar de um banquete. Os servos que estão preparados serão recompensados por seu senhor, enquanto os servos que estão desatentos serão punidos. Uma aplicação prática dessa parábola para nossas vidas, seria que devemos estar sempre prontos para agir e preparados para oportunidades.
Após a reflexão, foi rezada a oração do mês missionário, que pede a Deus que nos ajude a seguir os seus passos com um coração ardente e com passos entusiasmados.
Em seguida, foi apresentada a divisão das regiões da Arquidiocese de Mariana, que é composta por cinco regiões pastorais: Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste. Cada região pastoral é formada por várias foranias, que são agrupamentos de paróquias próximas. A Paróquia de Sant’Ana pertence à Forania de Carandaí, que faz parte da Região Pastoral Mariana Sul.
Também foi explicado o conceito de Igreja ministerial, que é aquela que reconhece e valoriza os diversos dons e serviços dos fiéis leigos e leigas, em comunhão com os ministros ordenados. Nessa perspectiva, todos os batizados são chamados a participar ativamente da vida e da missão da Igreja, assumindo responsabilidades e compromissos.
Em seguida, foi feita uma breve revisão do Documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que apresenta a missão do cristão leigo e leiga na Igreja e na sociedade e propõe ao leigo uma espiritualidade de comunhão.
Por fim, foi discutido o Projeto Arquidiocesano De Evangelização, que é um plano pastoral elaborado pela Arquidiocese de Mariana para orientar as ações evangelizadoras nas paróquias e comunidades. O projeto é fundamentado nos quatro pilares que sustentam nossa missão:
• Pilar da Palavra: a Palavra de Deus é o fundamento de nossa fé e nos orienta em nossa caminhada;
• Pilar do Pão: a Eucaristia é o alimento da nossa alma e nos fortalece para viver o amor de Deus;
• Pilar da Caridade: o amor ao próximo é o maior mandamento e nos leva a servir aos mais necessitados;
• Pilar da Ação Missionária: somos chamados a levar o Evangelho a todos os povos.
Ao final da reunião, os participantes foram convidados a fazer um planejamento e um calendário das atividades das Pastorais e Movimentos para o próximo ano. Também foi sugerido que fosse realizada uma Assembleia Paroquial para confirmar ou eleger os coordenadores que conduzirão as Pastorais e Movimentos em 2024 a fim de organizar o serviço na paróquia. A reunião terminou com uma bênção do pároco, Padre José Julião, que antes agradeceu a todos pelos serviços prestados em cada uma das Pastorais e Movimentos.

Compartilhar

Relacionados

Mês da Bíblia 2024: Um Convite à Renovação Espiritual Através da Palavra de Deus