Vaticano

(32) 9 9100-9511

Multimídia

Dízimo

Dom Geovane completa 25 anos de Ordenação Presbiteral

Nascido em Barbacena aos 21 de junho de 1971, Dom Geovane Luís da Silva, filho de José Sabino da Silva e Antônia Ferreira da Silva, comemorou Jubileu de Prata em 2022.

Inserido na Ordem dos Presbíteros aos 21 de junho de 1997 aqui em Carandaí, Dom Geovane, aos 21 de dezembro de 2016 foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco. Sua ordenação episcopal se deu aos 25 de março de 2017 na cidade de Barbacena.

Pautada na passagem bíblica “Se tu me amas, apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21, 12-19), a Missa Solene de Bodas de Prata de Ordenação Presbiteral, foi realizada em Carandaí, no dia 21 de junho de 2022, na Igreja Matriz de Sant’Ana, às 19h. Transmitida pela Rádio Fama 88.5, em nossa página do Facebook, e canal do YouTube de nossa paróquia, a missa em ação de graças encontra-se disponível neste link: Clique Aqui e Assista!

Logo no início da celebração, Dom Geovane, disse estar “com o coração transbordante de alegria”, por esse grande momento.

Estiveram presentes: Dom Airton, Arcebispo da Arquidiocese de Mariana; Dom Walmor, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte; Dom Lauro, Bispo da Diocese de Colatina; Dom José Eudes, Bispo Diocesano de São João del Rei; Dom Joel, Bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro; Dom Nivaldo, bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), em Belo Horizonte. Marcaram presença 32 Padres, diáconos, religiosos e religiosas, além da presença de autoridades locais, como o Prefeito de Carandaí, Washington Gravina, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Corjesus Moreno.

Dom Lauro, pontuou durante sua homilia, a trajetória de Dom Geovane, e destacou estar muito alegre por fazer parte deste momento, “não só pela amizade, mas por celebrar, movidos pelo mesmo espírito, um acontecimento eclesial. A vivência do ministério sacerdotal. Sacerdócio ministerial, a serviço do sacerdócio comum dos fiéis.”

Dom Airton disse: “Hoje a nossa arquidiocese se alegra, por esses 25 anos de sacerdócio. O Sacerdote é aquele que está no meio do povo de Deus, para servir o povo de Deus e reconhecer nele, o próprio Deus. O nosso serviço não é filantropia, não é assistência, não é nem humanitarismo, mas é serviço. Isso ultrapassa apenas um gesto humano que às vezes é realizado por tantas razões. A única razão de nós estarmos no meio do povo de Deus e servir esse povo, é Jesus Cristo. Ele é o modelo do nosso serviço. Serviu de tal maneira, que entregou a sua vida na cruz por nós!”

Dom Walmor, pediu a palavra, e reverenciou os pais de Dom Geovane, dona Antônia e senhor José, destacando a importância da família para a igreja, e pro futuro da sociedade. E acrescentou: “Sobre o eco da palavra forte que ouvimos no evangelho, depois que Jesus dialogou com Pedro, levando-o a entristecer-se, mas recuperando pela força de uma palavra, que ecoou e que ecoa em cada coração, todo dia, desde o início de nossa vida: Segue-me!”

No final, após ouvir muitas palavras de apreço, Dom Geovane agradeceu a presença de todos os bispos, padres, diáconos, leigos e leigas, autoridades locais, e principalmente de sua família. E disse: “Quanta gente me ajudou a crescer. Obrigado! Obrigado pai, obrigado mãe, obrigado meus irmãos e irmãs, vocês são meu porto seguro! Minha gratidão. Obrigado.”

Compartilhar

Relacionados

Mês da Bíblia 2024: Um Convite à Renovação Espiritual Através da Palavra de Deus