Forania

Forania de Carandaí – Arquidiocese de Mariana

Criada no dia três de outubro de 2015, a Forania de Carandaí é composta das Paróquias Sant’Ana, dessa cidade, Nossa Senhora das dores de Capela Nova, Nossa Senhora do Rosário de Alfredo Vasconcelos e São José, de Ressaquinha.

Foram determinadas as seguintes representações das dimensões sociais e pastorais para compor a equipe:

Um representante da Pastoral Catequética,
Um representante da pastoral familiar,
Um representante dos Grupos de reflexão,
Um representante da pastoral litúrgica,
Um representante da Pastoral da criança e do menor,
Um representante do dízimo,
Um representante da pastoral da juventude,
Um secretário;

Além dessas representações, a equipe é composta também com os coordenadores paroquiais de cada paróquia e dos padres e diáconos colaboradores.

Ficou determinado deste a criação que a equipe se reuniria três a quatro vezes por ano, sempre alternando o local entre as quatro paróquias.

Atualmente, o vigário forânio é o Padre Carlos Renato Valle, pároco de Capela Nova. Após um período sem reuniões devido à pandemia Covid-19, retornamos aos encontros presenciais no dia 25 de junho no salão de pastorais em Carandaí.

Além das representações acima citadas, contamos também com dois representantes da equipe Sinodal nesta reunião. O objetivo principal desta reunião, além de marcar o retorno após um longo período, foi para apresentar as sínteses dos estudos do PAE (Projeto Arquidiocesano de Evangelização) que ficou determinado para cada paróquia apresentar.