Fraternidade e Fome: conheça outro projeto desenvolvido em nossa Paróquia

( Movimentos e pastorais da Paróquia que ajudam aqueles que passam por dificuldades)

Continuando a apresentação dos projetos de nossa paróquia, que trabalha em busca de igualdade social e combate a fome, hoje apresentamos um pouco da história da conferência SANTA DULCE;
As vésperas da celebração dos 189 anos da SSVP, no dia 30 de Março de 2022 foi fundada a conferência Santa Dulce dos Pobres. A conferência é formada por jovens católicos da Paróquia Sant’Ana de Carandaí. A conferência Santa Dulce nasce a partir de uma realidade que clama a juventude católica a estar dentro da Sociedade de São Vicente de Paulo, conhecer o trabalho e dar continuidade pelos anos que virão para que essa rede de caridade não se aniquile. A Sociedade de São Vicente de Paulo, conhecida pela sigla SSVP, é uma organização católica formada por leigos que procuram aliviar o sofrimento do próximo por meio do trabalho coordenado e regido pela Regra (principal documento da Organização). A SSVP foi criada em 23 de Abril de 1833, pelo bem-aventurado Antônio Frederico Ozanan e um grupo de amigos em Paris, França.
A conferência é formada por um grupo de jovens,  que hoje somam em 17. A estes  membros é dado o nome de confrade (homem) e consócia (mulher). Eles auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade social, sem distingui-los por credo, etnia ou cor. Cada Conferência recebe o nome de um santo ou bem aventurado, nós escolhemos Santa Dulce dos Pobres, o Anjo bom da Bahia. Fazemos reuniões semanais, para avaliarmos o tipo de assistência que deve ser destinada às famílias carentes e quais realmente precisam de acompanhamento mais específicos.
A conferência trabalha ancorada e em comunhão com a SSVP, com seus conselhos e hierarquia, buscando abrandar a miséria dos pobres, levando a eles: alimentos, roupas, remédios, enfim, dando suporte material para que possam recuperar a autoestima, dignidade, cidadania e, principalmente a paz espiritual. Por meio de visitas semanais às casas das famílias assistidas, os membros da conferência monitoram a necessidade e o uso do auxílio material, a exemplo de cestas básicas, remédios, roupas, etc. doados pela comunidade e, também, disponibilizados pela própria SSVP.
A conferência busca oferecer estímulo à formação e geração de renda de seus assistidos, aumentando a autoestima dos pobres e, por conseguinte, garantindo a inclusão, que é o objetivo das ações de médio prazo. A promoção social do indivíduo é tarefa essencial da SSVP, baseada no tripé de atuação: material (assistencial), espiritual (evangelizadora) e transformadora (promoção social).
Uma das iniciativas da Conferência Santa Dulce dos Pobres é o Projeto ‘’Coração na Rua’’ que tem como missão ser presença junto ao povo de rua e dos desamparados, reconhecendo os sinais de Deus presentes na sua história e desenvolver ações que transformem a situação de exclusão em projetos de vida. Ou seja, o objetivo maior é promover ações junto à população de rua, construindo alternativas em defesa da vida, contribuindo na elaboração de políticas públicas.
Portanto, a conferência Santa Dulce dos Pobres procura testemunhar o amor de Jesus Cristo através do exercício da caridade, seguindo o exemplo de Irmã Dulce, São Vicente de Paulo, Federico Ozanan e tantos outros que atuaram no campo da promoção humana, buscando através da justiça social o resgate da cidadania dos excluídos.

FOLHETO – 30 DE MAIO DE 2024 – CORPO E SANGUE DE CRISTO

FOLHETO – 26 DE MAIO DE 2024 – SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE