Ícone celebrativo dos 50 anos do Movimento Shalom chega a Carandaí

No último sábado (10/06/2023), nossa Paróquia recebeu o ícone celebrativo dos 50 anos ( Jubileu de Ouro) do Movimento Shalom da arquidiocese de Mariana;
A história do Movimento Shalom está ligada diretamente à história dos movimentos de TLC (Treinamento de Lideranças Cristãs), assim tem como escopo a formação cristã de lideranças jovens no engajamento social e na participação ativa na comunidade de fé. Este Movimento chegou à Arquidiocese de Mariana em meados da década de 70 e, desde então, procura caminhar em comunhão com a Igreja Local, e assim, participam do Movimento Shalom as cidades que compõem a Arquidiocese de Mariana. Contudo, em nossos encontros temos a significativa presença de cristãos católicos vindos de outras cidades como São João Del Rey (Arquidiocese de São João Del Rey), Belo Horizonte, Raposos, Nova Lima, Contagem, Ibirité, Betim, Sabará, Ribeirão das Neves (Arquidiocese de Belo Horizonte), Inhapim (Diocese de Caratinga) e Juiz de Fora (Arquidiocese de Juiz de Fora).
O centro da proposta do Shalom é Jesus e seu projeto de vida. Assim sendo, como o nosso patrono São João Batista, o Jovem shalonita é aquele que está atento à voz do Senhor que o vocaciona a servi-lo preparando o caminho e abrindo as veredas por onde o Cristo deve passar para o encontro animador com outros jovens. Portanto, o carisma do nosso movimento é formar lideranças cristãs propiciando aos jovens uma verdadeira experiência de fé no encontro com a pessoa de Jesus Cristo e seu evangelho, a partir de vivências que procuram integrar o jovem à comunidade eclesial seguindo o mandato do Senhor: “Vos sois o sal da terra e a luz do mundo. Que as vossas obras glorifiquem o Pai que está nos céus (Mt 5, 13-16)”.
Muitos Jovens de Carandaí participaram do referido Movimento, desde sua origem até os dias atuais, sendo muito atuantes como leigos e leigas em nossa comunidade, arquidiocese e pelo Brasil inteiro. Um exemplo disso é que o nosso querido Dom Geovane, que neste dia 17/06/2023, toma posse como bispo da Diocese de Divinópolis é shalonita. Também temos o Diácono Carlos Roberto dos Reis e leigos como a sra. Leci Conceição Nascimento represente no Conselho Nacional dos Leigos no Brasil;
Levar a paz ao mundo!! Está é a tônica do movimento, que além de prepara jovens para a liderança e protagonismo em suas comunidades são também convidados a dar testemunho do Evangelho e viverem o 4º dia de forma autêntica e alegre.
Além da acolhida na Igreja Matriz do Ícone, também foi celebrado na comunidade do Corte de Pedra um encontro com os jovens e uma celebração, dentro das festividade a Santo Antônio, presidida pelo Diácono Roberto. O encontro contou com música, alegria e partilha.
A seguir veja algumas fotos:

Tags:

São Cristóvão: O Gigante Gentil que Carregou Cristo