Matrimônio

A vocação matrimonial é um tesouro da vida cristã católica, pois nela se manifesta a aliança de Deus com a humanidade, o genuíno amor cristão e a resposta de dois filhos ao serviço, por toda vida, um ao outro. Um frutuoso Matrimônio tem inúmeras boas consequências, como o testemunho de amor na sociedade e a consolidação de uma base para as futuras gerações.

Diante da riqueza e importância desse sacramento, a Paróquia de Sant’Ana oferece um guia com orientações, para os casais bem celebrem o Matrimônio, bem como o Rito do Matrimônio usado nas celebrações. Estes materiais ajudarão os nubentes, familiares, amigos e contratados (ornamentação, música, cerimonial, fotografia, etc.) a entrarem no espírito celebrativo do rito católico.

Para dar início ao Processo de Habilitação Matrimonial, os noivos deverão procurar o Escritório Paroquial para se inscreverem no Curso de Preparação para o Matrimônio.
Feito o curso, os noivos devem procurar a Paróquia e entregar a documentação completa, no mínimo, três (3) meses antes da data prevista para o casamento.

Documentação necessária:

Documento de identidade de noivos;
Comprovante de endereço dos noivos;
Comprovante de casamento civil;
Certidão de Batismo dos noivos (caso sejam batizados em outra Paróquia).
Se menor de 18, licença do responsável;
Se viúvo (a), atestado de óbito do cônjuge anterior;
Certificado de participação nos encontros de preparação dado pelo casal acompanhante.

Orientações para o Matrimônio

Rito do Matrimônio