Novembro – Mês do Dízimo

Ao longo do mês de novembro, é uma tradição estabelecida na Arquidiocese de Mariana celebrar o Mês do Dízimo. Enfatizando a relevância desse ato tangível para as atividades pastorais e de evangelização da Igreja, as paróquias e comunidades são convocadas, de forma coletiva, a celebrar essa iniciativa.
Conforme o documento 106 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o dízimo “consiste em um aporte sistemático e regular dos fiéis, por meio do qual cada comunidade assume de maneira compartilhada sua sustentação e a da Igreja”, implicando em “indivíduos evangelizados e comprometidos com a evangelização” (Doc. 106 da CNBB, nº 6). Na Arquidiocese de Mariana, a adoção da contribuição financeira foi estabelecida com a chegada de Dom Luciano Mendes de Almeida, tornando-se uma prática normativa a partir de 1991.
“No encontro dos presbíteros ficou definido que o dízimo seria implantado nas paróquias e que as taxas seriam abolidas. Podemos afirmar que o dízimo é uma conquista definitiva para a manutenção dos nossos trabalhos pastorais em nossa Arquidiocese. Em visitas à diversas paróquias podemos constatar que o dízimo é a resposta definitiva para manter a Igreja economicamente, com profundos resultados pastorais”, explicou o Assessor Arquidiocesano do Dízimo, Padre José Afonso Lemos, em entrevista para a edição nº 307 do Jornal Pastoral da Arquidiocese de Mariana.
Em material preparado com dicas para viver bem o Mês do Dízimo, Padre José Afonso pontua ainda que a contribuição do dízimo precisa estar baseada em uma correta compreensão. “O dizimista contribui não apenas na sustentação econômica da infraestrutura, mas, sobretudo, com a evangelização e o cuidado com os pobres”, afirmou.
Dessa forma, lembra-se que o dízimo contempla quatro dimensões: religiosa, missionária, eclesial e caritativa. Juntas, elas tornam possíveis que várias atividades aconteçam nesta Igreja Particular como: a formação dos leigos e leigas, a compra de materiais para evangelização, o envio de missionários para evangelização e a manutenção das atividades do como Seminário São José, entre outras.

Almoço e Bingo Beneficente para Reformar Igreja da Comunidade Cohab