Vaticano

(32) 3361-2025

Multimídia

Dízimo

Rosário – Comunidade Nossa Senhora do Rosário

BREVE HISTÓRICO

A Comunidade de Nossa Senhora do Rosário, cujo nome é abreviado por somente Rosário, situa-se entre as comunidades do Corte de Pedra e Hermilo Alves. Enquanto comunidade paroquial organizada é jovem, constando a partir do ano de 2002.

Tudo começou a partir da fundação de uma conferência vicentina dedicada a São Sebastião, cujos membros além de se empenhar no serviço da caridade decidiram por erigir um espaço para as reuniões da dita conferência. Foi inaugurado em meados de dezembro do ano 2000 tornando-se para o povoado uma referência religiosa cristã católica.

Sendo pároco de Carandaí, o Cônego Antônio Eustáquio Barbosa, e vigário, o Padre José Vicente Guedes, houve o incentivo para que aquele povoado – cujas famílias desde o passado se reunião para rezar o terço e participar de Círculos Bíblicos – se organizasse afim de se tornar uma comunidade paroquial.

A partir da realidade da comunidade, marcada pela piedade popular e devoção mariana, sobretudo pela oração do terço, decidiu-se que a Padroeira escolhida seria Nossa Senhora do Rosário, devoção também rara em todo o território da Paróquia de Carandaí.

Escolhida a Padroeira, deu-se início aos preparativos para a grande festa de instalação da comunidade que aconteceu em 7 de outubro de 2002. Com grande foguetório, Banda de Congado e belos enfeites confeccionados pelos moradores ao longo da Rua Beira Linha, deu-se a Procissão com a Imagem de Nossa Senhora do Rosário, doada pelo Sr. João Propeva em cumprimento de uma promessa.

A partir de então, começou a se realizar a Santa Missa no Salão São Sebastião e foi-se concretizando as bases da comunidade com conselho, pastorais e movimentos. O Coral Nossa Senhora do Rosário foi-se formando e até hoje faz belas apresentações nas Festas da Padroeira no mês de outubro.

No ano de 2018 a comunidade foi brindada com a construção de uma capela e entronização do Santíssimo Sacramento no então Salão São Sebastião. A partir de então, passou-se a celebrar a Palavra todo final de semana e também a denominar o salão como Capela de Nossa Senhora do Rosário. Uma alegria e honra para toda a comunidade de fé.

A comunidade se reúne sempre aos sábados às 19h para a Celebração da Palavra e na 4° quinta-feira do mês para a Santa Missa e oferta do Dízimo. Às segundas-feiras acontece a Conferência com a presença de confrades e consócias.

Um costume interessante da comunidade é que durante o mês de maio reza-se o terço todos os dias ao longo do mês, com cantos próprios da piedade popular e a recitação da Ladainha de Nossa Senhora.

Também é muito preparada e aguardada a Festa da Padroeira no fim de setembro e início de outubro, geralmente no dia 7 ou no segundo domingo de outubro. É costume no dia 7 a reza das mil ave-marias, em que cada devoto rezando seu terço se une a Maria, Mãe de Jesus, na contemplação dos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

Algo interessante de se notar na Comunidade do Rosário é que ela faz juz ao seu nome, quando percorrendo pela rua da comunidade se depara com flores e rosas plantadas à frente das casas e sempre se ouve da boca das donas de casa: é para o Santíssimo Sacramento que planto, ou para enfeitar Nossa Senhora do Rosário.

Texto: Seminarista Edigar Faria

DIA-A-DIA DA COMUNIDADE
Quarta quinta-feira do mês – Santa Missa, às 19h

COORDENAÇÃO DAS PATORAIS E MOVIMENTOS
Coordenação da Comunidade: Márcia / Cel.: 99801-3227

Compartilhar

Relacionados

Tríduo e Festa da Santíssima Trindade na Comunidade Cachoeirinha

Assine nossa news

ATENDIMENTOS

Atendimento secretaria:

Segunda a sexta-feira
de 8h às 11h30 e
de13h às 16h30

Copyright Paróquia de Sant’Ana de Carandaí ©. Feito com por
Copyright Paróquia de Sant’Ana de Carandaí ©.
Feito com por